SIGA-ME EM:
FACEBOOK
Twitter
LINKEDIN
BLOGSPOT

 Minha obra é o reflexo de um mundo idealizado. Divirto-me na beleza oculta do decadente, do velho, do anônimo, do romântico… Aproprio-me de construções arquitetônicas, de seres vivos ou de objetos reais, transferindo-os a um novo suporte que os sublima.

Como resultado deste processo, os elementos adquirem uma nova identidade ao serem invadidos por um espírito que os despoja do anedótico e lhes confere uma presença pura e enigmática. Eles aparecem como figuras isoladas e imersas em um fundo infinito, em um espaço onde convivem com sentimentos contraditórios como a desolação e o gozo, o medo e a paz interior… encontrando-se em um terreno entre o conhecido e o irreal, em um lugar distante de onde foram concebidos e de onde já não tentam escapar. São obras poéticas, retratos híbridos, presenças perfeitas que fazem alusão a sim mesmas.

Iñaki Lazkoz

Tradução: Márcio Correia Campos


(por Pia Jardí)

A pintura de Iñaki Lazkoz é uma bela metáfora do olhar humano.

Não é o olho que vê e sim o olhar, subjetivo, que rapta fragmentos da realidade e os registra em nossa memória. Um olhar que escolhe e arrebata instantes, incorporando-os ao nosso interior.

Suas pinturas evocam paisagens de momentos vividos, ou talvez sonhados, que um dia contemplamos e que persistem em nossas recordações em forma de imagens distantes fragmentadas. Imagens que, despojadas de seu entorno, adquirem nestas pinturas uma presença mágica e repousada.

São paisagens serenas, às vezes desoladas, banhadas por uma luz silenciosa sempre irreal, cuja atmosfera dá um ar espectral aos objetos que envolve.

As composições são claras, os contornos, perfilados. O desenho, muito elaborado, registra momentos precisos que refletem não a objetividade da vista que capta o real, senão a vontade subjetiva do olhar que um dia quis raptar um fragmento da realidade e de cujo vestígio somente a nossa memória é dona.

A pintura, como sempre, é uma questão do olhar.

 

Pia Jardí
De Novembro 1998

 

Curriculum Vitae

SUBIR! Contato © Copyright 2018. Iñaki Lazkoz - - Colaboraciones: www.magicrentals.co.uk - E-mail: — info@lazkoz.com Diseño: Estudio Deuno